Percebendo a necessidade das empresas, dos mais diversos segmentos, em se adequarem ao novo ambiente econômico, social e legal instaurado, VGP estruturou um núcleo de compliance especializado. Com uma forte base jurídica voltada para a gestão de negócios, o núcleo oferece serviços de estruturação de processos preventivos e implantação das boas práticas de Compliance já experimentadas e consolidadas por instituições do mercado financeiro e multinacionais. O VGP visa a apoiar seus clientes no alcance de uma governança corporativa consistente, protegendo não só a empresa, seus sócios e seu patrimônio, mas o seu negócio, garantindo, assim, a sua perenidade e valor de mercado.

Diagnóstico de compliance

O mapeamento dos macro riscos a que uma empresa se expõe, levando-se em conta dados históricos, ambientação social e regulatória é essencial para a avaliação das necessidades de Compliance de uma empresa. O VGP se propõe a realizar uma análise profunda e integral deste contexto anterior ao aconselhamento de mudanças e implantação de processos preventivos ou mitigadores de riscos.

Customização de programa de compliance

O VGP acredita que a estrutura de Compliance de uma empresa deve sempre levar em conta as especificidades de cada organização, portanto considera o porte, o mercado de atuação, e o ambiente regulatório a que se submete, fatores essenciais a serem considerados para a sua implementação. A proposta do Núcleo de Compliance do VGP  é oferecer a cada cliente o acesso a ferramentas para  a implementação de um Programa de Compliance realista e adequado ao seu negócio, buscando a eficácia nos seus resultados. Adota, para tanto, o modelo de Customização dos seus Programas de Compliance.

Políticas e processos de compliance

O VGP oferece os serviços de desenvolvimento de normatização interna de Compliance a seus clientes, partindo do Código de Conduta da empresa e mapeando todas as atividades sensíveis que permeiam a sua rotina  e que criam exposição a riscos. O VGP considera que existência de Políticas formais e consistentes – tais como Política de Pagamentos, Anticorrupção, etc -,  bem como a formalização de processos sensíveis – tais como a gestão de fornecedores e terceiros, atividade de due dilligence, movimentações financeiras, etc, –  são essenciais para a gestão de uma empresa “em conformidade”, pois viabiliza o monitoramento preventivo contínuo e o tratamento de quebras e inconformidades (consequence management).

Compliance Integridade

Para empresas atuantes junto à Administração Pública, é premente o alinhamento de seus processos à Lei 12.846/2013 e ao Dec. 8.420/2015 (a Lei Anticorrupção Brasileira e sua regulamentação), bem como a implantação das boas práticas de proteção à livre concorrência (em especial o Compliance Anti-truste). Seguindo modelos adotados pelo mercado internacional de prevenção à corrupção, o VGP está apto a adequar os processos de seus clientes para prevenir qualquer tipo de contágio com eventos de corrupção e de práticas lesivas à livre concorrência.

Treinamento em compliance

O VGP considera essencial o engajamento da equipe interna das empresas ao Compliance, com esse mote oferece treinamentos in-house para colaboradores de seus clientes de forma a permear a cultura do Compliance em todos os níveis das empresas.

Formação de time de compliance

O VGP entende que o time interno de uma empresa é o mais capacitado a conhecer suas fragilidades e riscos a que se expõe. Para tanto oferece apoio e orientação para  a formação de estruturas internas de Compliance que conduzam a continuidade e atualização das atividades e processos de Compliance (departamento e/ou Comitê de Compliance).

Lâmina

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